domingo, 12 de maio de 2013


Engenharia Mecânica: Contribuições para o desenvolvimento sustentável

Trituradores Industriais


  O destaque de Engenharia Mecânica desta semana fica por conta dos trituradores industriais, o setor metal-mecânico tem contribuído muito para o desenvolvimento e aprimoramento deste tipo de equipamento, que há muito tempo desempenha um papel muito importante no gerenciamento de resíduos, sobretudo na atualidade, em que o desenvolvimento e produção sustentáveis exigem um melhor aproveitamento e destinação dos resíduos provenientes dos processos industriais, assim como os resíduos domésticos e outras atividades, como a construção civil, do qual os resíduos já foram um grande problema, dada a complexidade, proporção e dimensão dos resíduos de difícil degradação junto ao meio que são gerados nas mais diversas obras. Vamos conhecer um pouco sobre estes versáteis equipamentos, que apesar de não serem tão complexos, contribuem para fluxos de produção mais limpos e o desenvolvimento sustentável:


  Um dos tipos mais comuns de pulverizadores, estas máquinas para triturar são normalmente utilizados para reduzir o volume e o tamanho de pedras grandes, para que, assumindo o tamanho de pequenas pedras ou cascalhos, possam ser facilmente manipulados e transportados, ajudando também no processo de reciclagem de britas para a produção de concreto.
  Os modelos de trituradores podem quebrar ou comprimir materiais, tais como calcário, gesso e fosfato, e até materiais muito duros, tais como minério de ferro e asfalto. Há muitos tipos diferentes de britadores, mas os três principais tipos são os de mandíbulas, os giratórios e os de cone. Os de mandíbula e os giratórios funcionam bem em ambos os materiais flexíveis e duros e muitas vezes são utilizados em indústrias, tais como: na mineração, para a redução de grandes materiais extraídos, tais como minério; na construção, para a trituração de materiais de construção, como pedra e concreto; na produção industrial , para o processamento de grande porte de materiais densos. Já os modelos de cone são mais apropriados para materiais de média densidade ou mais duros, sendo vantajosos para as indústrias tais como a indústria de metalurgia, para o processamento de grandes agregados fornecidos pela mineração de metais como ferro e minério de cobre, e também na construção de estradas, e na indústria química, para a redução dos minerais utilizados em processos químicos, como ácido silícico e fosfato. Os trituradores industriais também são usados em indústrias de demolição, automotivas e de fundição.
  Eles podem ser pequenos e alimentados manualmente, ou grandes e capazes de triturar milhares de quilos de material por hora. A maioria dos trituradores, como trituradores de papelão, metal e de madeira, é usada nas indústrias de condensamento e reciclagem de resíduos. Os trituradores de plásticos e granuladores são quase sempre usados para a reciclagem de produtos plásticos. Já os modelos de disco rígido e os de papel, especificamente para corte de documentos, são usados em ambiente empresarial quando se pretende descartar documentos importantes. Os usados em trituração de pneus são algumas vezes usados para produzir certos produtos, como aparas de madeira ou pedaços de borracha utilizados em pisos de futsal.
  A reciclagem é outra função importante do processo de trituração de materiais. Papéis e produtos plásticos, sucata de metal e pneus velhos são todos os produtos que são triturados e depois reciclados. Os produtos de papel são levados para uma fábrica de papel e condensados portrituradores que cortam em tiras com cortes transversais. Os pedaços ou tiras de papel são, então, reduzidos a uma polpa crua, que é usada na fabricação de novo papel contendo fibras recicladas. Muitos produtos de plástico, tais como tambores, tubos, pára-choques e garrafas são reduzidos em partículas finas ou granulares através de um rotor com lâminas fortes e que produzem altas rotações por minuto. O material resultante é então tratado termicamente e convertido em outros produtos plásticos.
  Os pneus velhos, por exemplo, são limpos, separados de suas partes de aço e retalhados para a produção de granulados de borracha, que posteriormente se transformam em pneus novos e usados na fabricação de asfalto da estrada. A borracha de pneus também é usado em pisos e partes de proteção de complexos esportivos. O retalhamento de sucata de metal, tais como tambores de aço, cabos, tubos, chapas metálicas ou carros antigos começa com a separação da borracha de partes metálicas, depois são cortados e comprimidos em blocos densos. O aço é reciclado através de retalhamento, pois a metade do aço inoxidável é produzido a partir de sucata.
  Os produtos de madeira e materiais, tais como galhos, caixas de papelão, caixas e painéis de partículas são frequentemente retalhados para a reciclagem ou para transformação em outros produtos. Então, os triturados cortam a madeira em forma de lascas, o que reduz seu volume para facilitar a eliminação. As aparas de madeira são também usadas na construção de calçadas, em parques e no paisagismo ou jardinagem. As caixas de papelão e embalagens são usadas cortadas e trituradas por trituradores de aço a fim de produzir material de embalagem ou reduzir esse material a um determinado tamanho. Outros resíduos de madeira, tais como paletes, caixas ou blocos são triturados e transformados em material prensado ou preparados para o aquecimento de fornos. As fragmentadoras podem ser manualmente alimentadas pelos operárias, o que raramente é feito até mesmo por questões de segurança.


POSTADO POR: WILLIAN DE MOURA PIRES

COMENTÁRIOS DA EQUIPE:


Nenhum comentário:

Postar um comentário