quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Ministério avaliará uso de energia solar no "Minha Casa, Minha Vida"

  O Ministério das Cidades vai avaliar a possibilidade de instalar sistemas de energia solar nas residências no âmbito do programa "Minha Casa, Minha Vida", sem que sejam alterados os limites de custos dessas unidades, após recomendação do Conselho das Cidades, publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira.
A recomendação levou em conta que o programa habitacional do governo federal possibilita o uso de energia solar no aquecimento de água, somado ao fato de que a temperatura média em muitos municípios brasileiros é alta, "com incidência solar significativamente elevada e com alto rendimento fotovoltaico", segundo o documento.
Foi considerado ainda que o custo da energia elétrica pago pelos beneficiários incide de forma expressiva em seus gastos fixos e que a adoção do sistema de energia solar voltaica diminuiria significativamente estes custos.
  Os sistemas de energia solar fotovoltaica seriam conectados ao sistema de abastecimento de energia elétrica, alternativa ou complementarmente ao sistema de aquecimento solar.
A segunda fase do programa "Minha Casa, Minha Vida", anunciada em meados de junho de 2011, prevê 2,4 milhões de moradias contratadas até 2014. Veja mais aqui.

Postado Por: Vinicius Rodrigues Siqueira





Comentários da Equipe:


  Fiz um trabalho sobre o tema semestre passado, deu pra perceber que um projeto de aquecimento de água através de energia solar é altamente viável, só faltando investimento. Pode até parecer um investimento caro, mas a longo prazo gera uma grande economia de energia elétrica, e consequentemente, dinheiro para essas famílias de baixa renda.

Por: Davi Erik Mendes Pereira


  A adaptação do homem ao seu ambiente está evoluindo a cada dia, um exemplo disso é a criação de novas fontes produtoras de energia, que trazem mais praticidade e economia, além de ser uma energia "limpa" (que não agride a natureza).


Por: Williamberg Christoferson P. de Araujo

Nenhum comentário:

Postar um comentário